Especialização em Regulação de Sistemas de Saúde tem início na UFG

O curso pretende renovar o compromisso com os princípios do SUS e trabalhar as necessidades do sistema público

O curso de especialização em Regulação de Sistemas de Saúde teve início na tarde dessa sexta-feira, (01/04), no centro de aulas do Câmpus Colemar Natal e Silva. Um dos únicos do país, o curso surgiu da iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES / GO) e tem como parceiros o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFG (Nesc/UFG) e a Escola de Saúde Pública de Goiás (Esap/GO). Com características multidisciplinares, a especialização é voltada para profissionais que trabalham com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora do curso e professora da Faculdade de Enfermagem da UFG (Fen/UFG), Claci Fátima Weirich Rosso, o objetivo é promover a formação especializada de profissionais de saúde em uma área estratégica do SUS, relacionada à gestão de recursos financeiros, tecnológicos e humanos, além das condições de acesso e efetividade do sistema. “Nós trabalhamos o programa do curso em cima das demandas do SUS, para que a população possa ter um serviço de saúde pública de melhor qualidade”, explica a professora.

A coordenadora do curso Claci Rosso acredita que o curso trará novas perspectivas para o sistema público de saúde

De mais de 200 inscritos, 70 alunos foram selecionados para essa primeira turma da especialização, vindos de várias cidades de Goiás. Como a verba para a realização foi proveniente do governo do estado, as vagas ficaram restritas aos profissionais da região.

As aulas serão administradas quinzenalmente, aos finais de semana, e de forma presencial. Claci Rosso explica que a convivência é a principal forma de discussão, pois a troca de experiências é essencial para aumentar o conhecimento. O material foi elaborado pela UFG, pela Escola de Saúde Pública e pela Superintendência de Controle e Avaliação Técnica em Saúde da SES. Com uma carga horária de 400 horas, o curso terá a duração de um ano e é certificado pela UFG.

De acordo com o coordenador geral de pesquisa da UFG, João Carlos Medrado, na ocasião representando o reitor da universidade, Edward Madureira Brasil e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Divina das Dôres de Paula Cardoso, destacou a importância do curso no atendimento à sociedade, mantendo o compromisso da instituição em retornar o investimento recebido. Além de João Carlos Medrado e Claci Rosso, fizeram parte da aula inaugural do curso o gerente da Esap, Nelson Bezerra Barbosa, Gilberto Torres Alves Júnior, representando o superintendente de Controle e Avaliação Técnica de Saúde, e a coordenadora do Nesc/UFG, Marta Rovery de Souza.

Mesa diretiva da aula inaugural do curso de especialização em Regulação de Sistemas de Saúde. Da esquerda para a direita:  João Carlos Medrado, Marta Rovery, Claci Rosso, Gilberto Torres Alves e Nelson Bezerra Barbosa

Fonte: Illa Rachel